Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Atos

Introdução ao livro de Atos dos apóstolos

Autor: Lucas, o mesmo que escreveu o Evangelho de Cristo segundo Lucas (3º livro do novo testamento). Seu nome não é mensionado como autor, porém além de provas subjetivas como a comparação entre os textos de Lucas 1:3 e Atos 1:1 onde ambos os autores mensionam a mesma pessoa (Teófilo), contamos também com a tradição da igreja, que sempre sustentou essa idéia sem haver oposições. Além do que, você pode também perceber que, do versículo 1 de Atos até o versículo 11, o texto descreve o que o autor fez em seu primeiro escrito, ele resume em 11 versículos a história já contada por ele antes em seu 1º tratado, e só apartir do 12º versiculo é onde ele começa a sua nova história, fazendo com que esses 11 versículos antecessores lhe servissem de introdução para o livro a ser escrito.

O livro foi escrito originalmente em grego.
Data: Existem várias opiniões quanto a datas, algumas pessoas sustentam ter sido escrito em 70 d.C., outros em 67 a 68 d.C., porém creio que o mais viável seja entre, antes de 64 d.C., pois neste ano ocorreu a violenta perseguição de Nero contra os cristãos não mencionada no livro, claro que isso não é comprovado, é apenas minha opinião, talvez Lucas tenha presenciado o fato mas achou por bem ocultá-lo.

Sobre Lucas: Era ele um médico, e considerado por todos um evangelista, me mostrando que o evangelho pode ser pregado de diversas maneiras. Era ele também uma pessoa culta, seu estilo literário e sua preocupação quanto a detalhes era impressionante, Lucas talvez tenha sido o grande historiador da época Cristã, pois, fazia ele pesquisas que nos fornecem dados históricos até a presente data.
O livro de Atos dos apostolos, conta a história da igreja posterior a morte e ressureição de Cristo, traçando-nos os primeiros passos que a igreja seguiu após a partida de Cristo para os céus, podemos dizer que temos três personagens principais neste livro, o mais importante de todos é o Espírito Santo, revelado neste livro talvez mais do que em qualquer outro. Logo após, temos Pedro que surgiu como o primeiro lider da igreja, e teve papel fundamental nesta primeira fase da igreja, e em terceiro porém não menos importante, Paulo aquele que escreveu 13 cartas quem compõe o nosso novo testamento.

O Tema principal do livro é a solidificação da igreja atravéz do evangelismo. Podemos caracterizar o livro de Atos como sendo uma continuação dos evangelhos, Mateus 28:18-20, Marcos 16:15-18 e Lucas 24:46-49, onde Jesus faz a chamada grande comissão, é cumprida em atos onde as palavras de Jesus são compreendidas e aceitas.

Versículo chave: At 1.8 - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

Deus nos abençõe

Nenhum comentário:

Postar um comentário