Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de maio de 2010

REnovando sua mente

Romanos 12:1 - "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 
2 - E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos(reformai-vos) pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."


  Você deve estar se perguntando porque eu escrevi a palavra renovando desta maneira (REnovando), no titulo desta mensagem, porém ao longo do texto creio que você irá entender.  
  Analisando as palavras do Apóstolo Paulo, quero que você caminhe comigo, em busca do real significado deste texto, vou colocar outra versão deste mesmo texto, mas quero que você leia com muita atenção estas palavras.
 
Romanos 12.1 - "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
 
  Eu estava refletindo sobre algumas coisas que tenho ouvido e aprendido nestes ultimos dias, e quero compartilhá-las com você. Em GÊnesis capítulo 2 a Bíblia nos descreve a criação do homem, e nos fala a respeito de como fomos criados, e com qual propósito, porém já falei sobre isso e não quero me estender muito, mas há algo surpreendente neste texto, a Bíblia nos revela que Deus nos criou a sua imagem e semelhança, e isso me faz acreditar que alguns (não todos) traços de Deus estão presentes na vida de todos os seres humanos. Vou citar alguns exemplos: o amor, a alegria, a inteligência, a fé, mansidão, enfim tantas outras, inclusive a capacidade criativa. Deus nos deu uma porção de Seu Ser, para que fossemos como Ele, entretanto não foi assim que aconteceu.
   Ao longo de toda a história bíblica, Deus nos mostra como essas qualidades nos podem ser benéficas, e como também podem ser distorcidas, e usadas de formas erradas. 
   Deus nos deu o poder de escolha e decisão, em nossa vida temos o previlégio de escolhermos nossos caminhos, com tudo , Deus nunca nos esconde as consequências de nossos atos, e por isso Deus criou uma lei chamada de a lei da semeadura e da colheita (Gálatas 6:7) Tudo aquilo que o homem planta, ele colhe, seja bom ou ruim. 
  Dos tempos da bíblia até hoje muita coisa mudou, grandes homens inventaram coisas boas, homens maus fizeram guerras, a cultura foi se modernizando e chegamos aos dias do Apóstolo Paulo que traz uma mensagem complicada de se entender. Ele nos diz: Eu rogo (insisto, imploro, peço com fervor) pelas misericórdias de Deus, que vocês se doem a Deus, que vocês se entreguem a Ele, que vocês morram para suas vidas, para aquilo que os traz prazer pecaminoso, que vocês morram para tudo aquilo que te traz satisfação momentânea e que os afastam de Deus, que vocês busquem o bem. Como? Atravéz da REnovação da sua mente.         
   Paulo ao escrever a carta aos Romanos, ele faz várias críticas ao comportamento deles, porém eles viviam num contexto onde as práticas não aprovadas por Paulo eram normais, por isso Paulo escreve talvez a sua carta mais teologica, onde ele vem trazendo ao conhecimento deles, o princípio de tudo, onde ele fala do pecado que entrou no mundo desde Adão, e começa a mostrar a eles quais são os pensamentos, vontades, e desejos de Deus a nosso respeito. 
   O Apóstolo roga, que eles mudem o seu comportamento, e lhes mostra como é possível, se disvencilhar de velhos hábitos, atravéz da REnovação da mente. O prefixo RE vem do latim e significa repetição, fazer de novo, Paulo não nos aconselha a buscar atitudes novas num contexto de inventar novas coisas, ele nos diz para voltarmos ao antigo.
   Eu sei que muitas pessoas usam a questão de, "mas nós vivemos em outro tempo", "hoje os tempos são outros", "mas é impossível viver assim", " Jesus conseguiu porque Ele era Deus", e justamente por isso que eu venho afirmar que é possivel, voltarmos ao princípio da criação, e vivermos de acordo com a vontade de Deus.
   Veja como é interessante, nunca ouvi uma pessoa falando que os 10 mandamentos são uma forma de preservação da espécie humana, mas vejo muita gente falando que Deus é um ser impiedoso, ditador, que nos reprime de nossos prazeres. O homem analiza o perdão da seguinte forma; "eu perdôo fulano de tal, só não quero mais saber de papo com ele, sou eu no meu canto e ele no canto dele", veja a diferença de como Deus analiza o perdão:
 - Fulano de tal fez isso contra o Senhor, 
Senhor: - Fez? eu não me lembro, eu apaguei da minha memória. 
Leia a parábola do filho pródigo (Lucas 15:11-32). Veja a reação de Deus (O Pai) e a nossa reação (O irmão). 
   O amor do nosso ponto de vista é assim, eu amo a Tamyrez, por que ela me faz feliz, me alegra,  me entende, ela é linda, por que ela me ama. Nós precisamos de algo em troca, mas Deus, Ele nos ama, mesmo  não podendo oferecer nada para Ele, nos ama porque é natural dEle, nos ama porque é o que Ele sabe fazer, pois não se pode separar o amor, de Deus, é impossível. 
   Queridos, Paulo nos aconselha a tranformar, a primeira versão tem um acréscimo que eu acho que é o mais adequado para esta passagem, "reformai-vos", quando você faz uma reforma em sua casa, você pinta uma parede, constrói um novo cômodo, muda os móveis de lugar, porém o local, a casa, continua sendo a mesma. Isso é o que Deus quer que façamos, que nós tiremos o pecado do nosso coração, que construamos um cômodo só para Ele, que possamos fazer uma reforma, que possamos renovar, reinventar, a nossa mente, que o nosso novo, que aquilo que estamos aprendendo hoje, que é mais antigo do que a própria história, venha ser o novo das nossas vidas. Que possamos dar lugar a mente de Cristo,  permitamos que os conceitos antigos de Deus que foram suplantados pela modernidade, possam se REnovar dentro de nós. 
  
 DEUS NOS ABENÇÕE                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário