Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Atos 1:1 ( Jesus pregava a si mesmo)

Atos 1.1 "Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar"
Atos 1:1 "Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,"
Atos 1:1 "Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a seqüência das ações e dos ensinamentos de Jesus," 
Atos 1:1 "Prezado Teófilo, No primeiro livro que escrevi, contei tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo do seu trabalho,"
  



    O livro dos Atos dos apostolos começa com uma menção do evangelho escrito pelo próprio autor que, como já vimos, era Lucas. Isso me faz meditar e chegar a uma compreenção lógica da necessidade vital de Cristo para esse livro, pois Ele mesmo não estando presente (forma física) se torna o personagem principal. 
    "Pareceu-me também a mim bem (conveniente) descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já bem informado de tudo desde o princípio,"  
    Esta passagem pode nos ser útil para a identificação deste "tal" Teófilo. Como vimos, Lucas se refere a ele como excelentissimo, por esse título entende-se que ele era alguém importante, muito provavelmente um gentio, pelo fato de não ter conhecimento dos fatos, podendo ser porque não residia nas proximidades de onde Jesus atuava. Teófilo muito provavelmente, assim como a tradição acredita, era um recém convertido ao cristianismo, e talvez tivesse muito interesse nessa nova doutrina difundida pelos Judeus. O nome Teófilo (Theophile) significa Theo=Deus Filo=amigo sendo assim um "amigo de Deus" ou amante. O nome empregado aqui pode ter uma relação estrita com a paixão daqueles que desejam conhecer a Cristo, sendo assim o livro pode ter sido escrito para os amigos de Deus, aqueles que amam a sua palavra.

    Lucas o autor, nos fala na primeira frase de seu 2º livro já escrito. Um livro das coisas que Jesus começou a fazer e ensinar, isso nos mostra que no seu pequeno período, porém marcante na historia, Jesus não ensinava nada do que Ele não podia fazer, e mais do que isso, fazer como homem, não como Deus. O livro de Filipenses nos diz que Jesus se esvaziou de si, assumindo, ou por um período de tempo aceitando a condição de ser mortal, sujeito ao pecado, fraco, com necessidades físicas a serem supridas, e foi nesta condição que Jesus não só fez grandes coisas mas também nos ensinou, para que fossemos iguais a Ele, Jesus ensinava a sua própria vida, seu jeito de se relacionar com o Pai, Jesus dava testemunho de si e esse era o seu ensinamento, sempre falava de algo real para Ele, nunca ensinou nada que não fosse de seu total conhecimento, Jesus pregava a si mesmo. 

    E é essa menssagem que o livro de Atos vem nos trazer, que se formos amigos de Deus, colocando Jesus em primeiro lugar (Veja que antes de falar a respeito dos Atos dos Apostolos, Lucas fala sobre o que Jesus fez, quem foi, e o que ordenou que fizessemos) poderemos escrever nós mesmos as proximas páginas deste livro.
  


Que Deus nos abençõe

Amamos voces                

    Coloquei aqui algumas versões (mesmo eu preferindo a 2ª exposta) fiz isso para que percebam que existe uma relação entre os fatos ensinar e fazer, em nenhuma das versões encontramos estes dois elementos separados, por mais que as ordens possam ser alteradas, elas não se separam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário