Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Deixando Deus alegre

Neemias 8:3 E leu nela diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e entendidos: e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
4 E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estavam em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, e Sema, e Anaias, e Urias, e Hilquias, e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, e Misael, e Melquias, e Hasum, e Hasbadana, Zacarias, e Mesulão.
5 E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
6 E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus: e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram-se, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra.
7 E Jesua, e Bani, e Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam ao povo na lei; e o povo estava no seu posto.
8 E leram no livro, na lei de Deus: e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.
9 E Neemias (que era o tirsata), e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR vosso Deus, pelo que não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor: portanto não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.
11 E os levitas fizeram calar a todo o povo, dizendo: Calai-vos; porque este dia é santo: por isso não vos entristeçais.
12 Então todo o povo se foi a comer, e a beber, e a enviar porções, e a fazer grandes festas: porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber.
13 E no dia seguinte ajuntaram-se os cabeças dos pais de todo o povo, os sacerdotes, e os levitas, a Esdras, o escriba: e isto para atentarem nas palavras da lei.

Neemias: foi um livro escrito pelo próprio Neemias, sua data é de 432 a.C.
  Neemias foi uma pessoa ilustre, no reino de Ataxerxes rei da Persia, ela era o provador do rei, estava sempre em sua presença. Neemias viveu na epoca do exílio em Israel, e então recebe a noticia de que, a cidade esta em ruinas e o templo foi destruído, assim começa o seu livro.
  Nesta passagem vemos uma história muito interessante, Neemias recebe a permissão do rei para reconstruir a cidade e  o templo, e todos os que estavam no exílio, que eram descendentes, ou até mesmo aqueles que viveram por um periodo de tempo na antiga cidade, resolvem voltar para reedificar a cidade.
  Isso implicaria na perda de propriedades, na perda de empregos, e talvez até mesmo na perda de luxo, bem estar, etc..
  Bom, chegamos ao ponto em que os muros estão reedificados, prontos, e ai então vemos esta passagem, Esdras, Sacerdote e escriba lê o livro da lei (a Torah), mas quero que você preste muita atenção nisso, Esdras começa na alva até ao meio dia, ou seja, ele leu o livro num periodo aproximado de 6 horas, e todo o povo o ouvia atentamente.
  Esdras pode ser vizualizado de melhor forma para nós como um pastor, ele tinha um pulpito de madeira, onde ele colocou o livro, e quando abriu o livro o povo se põe em pé, ele louva a Deus e todo o povo diz amém e amém, concordando assim com o escriba de que Deus era digno de louvor, do louvor de todo o povo. Logo em seguida o povo todo se rende, e com o rosto em terra em sinal de rendição total O adoram, ao único Deus vivo e verdadeiro. Posto cada um em seu lugar, os levitas iam passando entre eles e ensinando a palavra de Deus, e explicavam de modo que todos pudessem entender.
  Mas se todos eles eram Judeus, todos eles não deveriam saber essas coisas? Lembre-se de que eles estavam no exílio, vivendo longe da sua cidade a muito tempo, todos foram submetidos a culturas diferentes, a estilos de vida diferentes, e podemos ver isso no livro de Provérbios 29:18 "Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado". Você se lembra da mulher de Ló? Sim, aquela que virou estatua de sal, ela se corompeu por causa do costume, por causa da proximidade com o pecado, a família de Ló viveu em Sodoma e Gomora, e de tanto conviverem com o pecado acabaram se acostumando com ele, veja o que as filhas de Ló fizeram, tiveram ambas um filho com o próprio pai (Gn 19:30).
  Com Neemias também não foi diferente, o povo já havia se corrompido, e por isso houve a necessidade de ser ensinada a lei para o povo que já deveria conhece-la.
  Muitas vezes nós temos que nos avaliar, e descobrirmos se estamos ou não vivendo como estas pessoas, vivendo tão perto do pecado, ao ponto de nos acostumarmos com ele, se você já se acostumou com o sexo ilícito, com a fornicação (relações sexuais antes do casamento), com o homosexualismo, com as piadas sujas, se você já acha que uma mentira para salvar a pele não tem problema, está na hora de você re-aprender a lei, descobrir o que Deus pensa destas coisas, e fazer como o povo, atentar-se a Lei de Deus.
  Mas o que eu quero realmente abordar neste texto é um versículo, ou uma parte dele:  "Neemias 8:10 - portanto não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força."
  O povo estava chorando ao ouvir a Lei, pois reconheceram os seus pecados, e o quanto eles tinham desagradado a Deus, mas Neemias como lider do povo diz: Não se entristeçam, Neemias sabia que a princípio a correção seria dolorosa, mas ele também sabia que era mais do que isso, ela seria proveitosa, porque mostraria a verdade, faria o povo viver em alegria, em paz com Deus, e ele termina falando: "porque a alegria do SENHOR é a vossa força".
  Queridos eu aprendo muito com essa frase, por isso quero que você analise-a comigo, Neemias diz isso logo após o povo chorar por reconhecer seus pecados, mas veja a cena toda, 1º o povo aceitou o desafio de reedificar o muro, depois o povo traz contribuições para o templo, são ensinados no caminho da verdade, que é a lei de Deus, e atentamente prestam atenção naquilo em que são ensinados, ao ponto de chorarem pelo reconhecimento de seus pecados. Graças a Deus pela sua palavra maravilhosa que nos traz vida, e vida em abundância, pela revelação do Seu Ser contida nessas palavras. Neemias percebeu o que tinha acontecido bem diante dos seus olhos, e como que se o próprio Deus ditasse em seus ouvidos, saem essas belissimas palavras "porque a alegria do SENHOR é a vossa força".
  Neemias não fala que nossa alegria é nossa força, ele não fala que quando ficamos alagres somos mais fortes, mas ele diz que quando Deus se alegra isso nos da força, o que? isso mesmo quando Deus se alegra com nossas vidas, quando Deus se alegra com o nosso estilo de vida, quando estamos vivendo de acordo com a sua palavra, Deus se alegra, e isso nos faz fortes, sabe por quê ? Porque Deus se agrada de nós, e então, Ele nos honra, nos abençoa, nos faz permanecermos em nossas escolhas ainda que elas por um pouco de tempo pareçam impossíveis, sim, Deus nos fortalece fazendo-nos permanecer firmes em sua palavra, firmes em seus ensinos, firmes contra toda e qualquer tentação que possa nos sobrevir, Esse é o Deus a quem eu tenho servido, e a quem eu amo servir. Esse é o Deus que foi a força dos martires quando esses estavam prestes a serem queimados vivos, Esse é o Deus que fez de suas bocas sairem perfeitos louvores até na hora da morte. Esse é o Deus que foi a força de Gideão, e fez com que um pequeno exército de 300 homens fosse vitorioso sobre um exército de midianitas com seus milhares. Esse Deus que fez com que Davi matasse seus dez milhares, sim é esse Deus quem tenho que alegrar com minha vida.
  A ALEGRIA DO SENHOR È A VOSSA FORÇA, queridos nós temos que compreender estas palavras de Neemias, Quando alegrarmos a Deus seremos fortes e vitoriosos, porque quanto mais alegrarmos ao Senhor, mais Ele desejará nos abençoar, mais ele desejará que estejamos firmes em seus caminhos.
  Por isso se atente para a palavra dEle de dia e de noite, assim como Deus disse a Josué (Josué 1:8) firme-se na palavra, esconda a palavra no coração (Salmos119:11), viva de conformidade com a palavra de Deus e assim serás forte, contra todo o intento do mal, contra todo o levante do inferno, contra toda a cilada de satanás, serás vitorioso.

                                                  DEUS NOS ABENÇÕE !        


         


      


                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário