Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Não Sejas Morno

CARTA À IGREJA DE LAODICÉIA


Ap 3.14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Ap 3.15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!
Ap 3.16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.
Ap 3.17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Ap 3.18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.
Ap 3.19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.
Ap 3.20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ap 3.21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
Ap 3.22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

  A Igreja de Laodicéia. (Opinião,Juizo)
  Laodicéia era uma cidade rica e abastada, pelo fato de ser um grande centro comercial, sua principal fonte de renda era o comércio, principalmente de colirio, apesar de terem tambem uma lã preta a qual era usada para fazer roupas.
  Jesus se apresenta a essa igreja como o Amém, palavra hebraica que quer dizer firme, estável, ou confiável, chegada a nós como, assim seja , essa palavra tem conotação de sustentabilidade. Jesus se apresenta como sendo aquele que tem a palavra imutável, por isso se chama a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus, que faz menção a sua imutabilidade e conhecimento total dos fatos por ser o princípio.
  Jesus se apresenta confrontando a realidade vivida por essa igreja, Cristo diz que a árvore é conhecida pelos frutos que dá, e em João 15 Jesus nos chamou para darmos frutos, ou caso contrário, seríamos lançados fora de sua presença, e era exatamente isso o que acontecia que com aquele igreja, Jesus conhecia as suas obras e percebeu que eles viviam vidas indiferentes, era uma igreja que tinha um vasto conhecimento teológico, porém, pouco convívio com Deus, uma igreja que conhecia Sua palavra, mas não Sua pessoa.
  Veja que Jesus está dando um alerta para eles, de que se não se arrependerem serão vomitados, ou seja, lançados para longe de Sua presença. Nosso Deus, é um Deus de oportunidades, Lamentações 3:22 nos diz isso.
  A igreja de Laodicéia não enxergava este problema, em sua visão limitada, e cegada pelos prazeres temporais deste mundo, pelo seu próprio egoismo, ela sentia-se como sendo rica e sem falta de nada, mas, aos olhos de Cristo ela era infeliz, miserável, pobre, cega, e nua. Perdida em seus afazeres, a igreja não conseguiu perceber que a pessoa principal da igreja, aquela que dá vida a sua existência, já não estava mais presente em suas reuniões, o culto ao ego era pregado, a realidade por eles vivida de abastância era o suficiente para os confortar e fazê-los pensar que tudo estava bem, porém a pessoa de Cristo estava para fora.
  Pense por um momento, em como anda o seu dia, em quantas coisas você tem feito durante o dia, e nestas, quantas Jesus faz parte atuante, será que não estamos vivendo como esta igreja que busca conhecer a palavra de Deus, mas se esquece de que Deus é uma pessoa com um desejo insaciável de se relacionar conosco?
  Quanto tempo do nosso dia gastamos falando sobre aquilo que Deus fez por nós, e esquecemos de dizer aquilo que Deus é para nós, e em nós?
  Jesus aconselha esta igreja a comprar algumas coisas dEle.
   Ouro refinado
   Vestes brancas                  
   Colírio
  O ouro refinado: a fé provada a fogo, inabalável, capaz de suportar todas as coisas por amor de Deus 1 Pedro 1:7.
  Vestes Brancas: diz respeito a conduta, quando os judeus se batizavam, eles sempre levavam uma veste branca, para que quando fossem retirados da água a colocassem representando assim o novo nascimento, uma escolha de deixar tudo para traz e viver nova vida com Cristo.
    Colírio: para restaurar a visão, colocar de novo as prioridades no lugar, restaurar a visão de Cristo dentro da igreja, e assim caminhar para o lugar certo.
   Porém para se comprar algo existe um preço, e o preço a ser pago para receber estas qualidades é a renúncia do pecado, do ego e do orgulho.
  Jesus amava aquela igreja como um Pai. Jesus chama a atenção da igreja, da um puxão de orelha como diríamos hoje, para que eles sejam abençoados, a correção do Senhor a princípio pode não parecer agradavél, porém traz beneficios indizives, pode ter certeza.
  Jesus está a porta da igreja batento, veja que Ele não esta falando com ímpios, mas com a igreja, Ele diz: se alguém abrir, ou seja, isso é uma opição, uma escolha pessoal de cada um, se alguém abrir, Eu entrarei. Jesus propõe a nós hoje, a intimidade, ceiar como Ele significa intimidade, estar junto em um momento importante, este é o convite de Jesus a todo aquele que esta vivendo como a igreja de Laodicéia, ter comunhão.
  Esta passagem termina com uma promessa grandiosa e desejavél, ao vencedor, e somente ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, sim ao vencedor, reinar eternamente com o Rei dos reis, ter a autoridade restaurada, ser exaltado, pelo próprio rei Jesus.
  Querido que seu maior desejo seja este, de vencer e estar reinando para todo sempre ao lado da Pessoa mais impressionante de toda a história.
  Deus nos abençõe                           
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário